Blog do Laboratório de Investigação

5 fatores-chave que determinam o desenvolvimento das ameaças informáticas

abril, 24, 2017 11:17 am

desarrollo-amenazas-623x360

O panorama da segurança tem mudado muito nos últimos anos. Passamos dos primeiros programas maliciosos projetados para modificar o funcionamento dos sistemas ao malware cada vez mais sofisticado que busca roubar informações e gerar lucro econômico para o seu próprio criador.

Da mesma forma, os ataques direcionados agora estão focados a determinadas pessoas ou usuários, sem deixar de lado os que estão voltados a plataformas específicas (por exemplo, Windows ou Android).

Ver mais… »


Não compre o elixir da juventude: machine learning não é uma solução mágica

abril, 21, 2017 10:32 am

02_WLS_ML-623x432

Se alguém falasse para você que possui um elixir mágico que cura todas as suas doenças ou feridas e pode te tornar jovem de novo, você acreditaria nisso? Não importa o quão medieval esse truque de marketing possa parecer, mesmo no século XXI baseado em dados, essa estratégia ainda é usada.

Já não se trata de vendedores ambulantes oferecendo o elixir da juventude. Eles foram substituídos por uma série de empresas de cibersegurança que acham que possuem a “pós-verdade”, oferecendo misteriosas soluções de inteligência artificial (AI) e machine learning (ML). Falam para você que essas tecnologias manterão o seu negócio a salvo de qualquer malware e de outros tipos de ameaças, independentemente se já foram vistas anteriormente ou se são completamente novas. No entanto, essas técnicas são muito complicadas para explicar ou entender corretamente; são quase mágicas.

Aqui no planeta Terra, podemos relatar que não há nenhuma magia por trás da inteligência artificial ​​ou da aprendizagem automática. A AI existe há mais de 60 anos e representa o ideal de uma máquina inteligente que pode aprender e tomar decisões de forma independente, baseando-se apenas em insumos do seu ambiente, sem qualquer supervisão humana.

Ver mais… »


Ligue a luz e me dê suas senhas! Falsa lanterna se esconde no Google Play

abril, 20, 2017 10:07 am

shutterstock_313785935-623x410

Os usuários do Android foram alvo de outro malware bancário com capacidade de bloqueio de tela, mascarado como um aplicativo com a função de lanterna disponível no Google Play. Ao contrário de outros trojans bancários, que têm um conjunto de aplicativos bancários como alvo, este é capaz de ajustar dinamicamente sua funcionalidade.

Além de oferecer a funcionalidade de lanterna (prometida), a ameaça, controlada remotamente, vem com uma variedade de funções adicionais destinadas a roubar as credenciais bancárias das vítimas. Com base nos comandos de seu servidor C&C, o trojan pode exibir telas falsas que imitam aplicativos legítimos, bloquear dispositivos infectados para ocultar a atividade fraudulenta, interceptar mensagens SMS e exibir falsas notificações para ignorar a dupla autenticação.

Ver mais… »


Quanto custa para que os fornecedores de acesso à Internet garantam a privacidade dos clientes?

abril, 19, 2017 10:48 am

private-1647769_1920-623x432

Antes costumávamos pagar a um provedor por um determinado serviço de banda larga e isso era exatamente o que obtínhamos. Atualmente, considerando que os esforços para lucrar são cada vez maiores, os ISPs (fornecedores de acesso à Internet ou Internet Service Provider) começaram a monetizar as informações dos clientes em silêncio, enquanto o serviço é vendido. A tentação é forte, já que esse tipo de dado tem valor real no mercado secundário. No entanto, onde fica a privacidade dos clientes?

Ver mais… »


Combatendo a “pós-verdade” com realidade no âmbito da cibersegurança

abril, 18, 2017 10:25 am

shutterstock_597956915-623x410

O mundo está mudando diante dos nossos olhos. Enquanto que os fatos, a verdade e a honestidade foram algum dia nossos bens mais valiosos, atualmente reinam os fatos alternativos, as “pós-verdades” e as mentiras descaradas. Infelizmente, o âmbito da cibersegurança não é uma exceção a essa tendência.

Ainda pior, com todos os avanços recentes no campo da inteligência artificial (artificial Intelligence ou AI) e da aprendizagem automática (machine learning ou ML), a cibersegurança é ainda mais complexa e confusa, abrindo oportunidades para alguns jogadores que gostam de inflar suas habilidades e ignorar as limitações.

Ver mais… »


Contato | Política de Privacidade | Informações Legais © Copyright 1992-2017 por ESET, LLC e ESET, spol. s.r.o. Todos os direitos reservados