Neste post, queremos compartilhar com você quais são as senhas mais utilizadas pelos internautas brasileiros, analisando seus pontos em comum e seus níveis de segurança. Para isso, realizamos uma análise de todas as senhas obtidas pelo phisher, com o objetivo de descobrir quais são os hábitos dos usuários no uso de senhas para suas contas de e-mail.

Sem mais delongas, compartilhamos com vocês o top 10 de senhas no Brasil:

1.    123456
2.    123456789
3.    1234567
4.    jesuscristo
5.    12345678
6.    FaMiLia
7.    555555
8.    MARCELO
9.    iloveyou
10.    deuseamor

Como é possível observar, dentre as 10 senhas mais utilizadas, a metade são senhas numéricas. Essa é uma das práticas não recomendáveis que alguns usuários costumam ter, principalmente se for uma sequência de números, como 123456 . Lembre-se: uma senha forte deve ter mais de oito caracteres.

A outra metade do top 10, lamentavelmente, não se trata de senhas alfanuméricas, já que as outras cinco senhas que completam este ranking contém somente letras, outro ponto negativo já que torna  senha mais fácil de ser violada. Lembre-se: uma senha forte deve ser uma combinação de número, letras e caracteres especiais. Por exemplo: Contraz3na#.

Como podem observar, as três senhas mais utilizadas pelos usuários brasileiros são numéricas e ascendentes. Como dissemos antes, essa é uma grande falha na segurança. Além disso, é possível observar claramente que todas as senhas compostas por letras são digitadas com letras minúsculas ou maiúsculas, com exceção somente de uma combinação de ambas, que pode ser considerada a senha mais forte do ranking (FaMiLia). Mesmo assim, não deixa de ser uma senha ineficiente.

Em todas as senhas analisadas, podemos tomar como ponto favorável o seu tamanho, por volta de nove caracteres, como é possível ver no gráfico a seguir:


Considerando o tamanho médio dessas senhas, elas não deveriam apresentar problemas de segurança, mas, como já vimos anteriormente, essas senhas são compostas somente por números ou letras.

Por fim, também  se observa como estão presentes no top 10 palavras ou frases no idioma local, como “jesuscristo” ou “deuseamor”. Quatro das senhas no top 10 são relacionadas à religião e à família.

Sendo assim, se você utilizada uma dessas senhas em seu e-mail (ou outro serviço), recomendamos alterá-la o quanto antes... O que está esperando?

Plabo Ramos
Especialista em Awareness & Research