Durante o fim de semana a rede social dos 14o caracteres reconheceu ter sido vítima de um ataque que afetou as contas de alguns de seus usuários. Em seu blog oficial o Twitter, anunciou que seus sistemas foram violados e foram comprometidas as contas de 250.000 usuários.

Segundo a informação publicada durante o fim de semana os responsáveis por segurança no Twitter detectaram padrões pouco usuais de acesso às contas, o que deu indícios de que algo estranho estava ocorrendo. A partir desta informação os acessos foram catalogados como não autorizados.  Apesar de ter sido muitas contas violadas, a rede social afirma que foram poucos os usuários que foram afetados.

Temos que recordar que no ano passado o Twitter criou o restabelecimento massivo de senhas devido a uma possível brecha de segurança, inclusive àquelas que não foram comprometidas.

Neste mesmo comunicado, o Twitter diz que o ataque foi muito sofisticado e que não parece ser obra de principiantes. Ressaltam que ataques como este tem sido relatados por outras empresas dos Estados Unidos, particularmente meios de comunicação com o Wall Street Journal e o New York Times, que atribuem a responsabilidade dos ataques à seus sistemas a um grupo de chineses.

Ainda em seu comunicado não fica claro como foi debelado o ataque, eles fazem a recomendação de desativar o plugin do Java nos navegadores web. Java somente utiliza-se do entorno dos navegadores de modo a ser um "plugin", assim, para aqueles usuários que queiram saber mais podem ler o post  Como desativar o Java de nosso navegador?

Como medida de prevenção o Twitter desabilitou as senhas dos usuários afetados e logo enviou a eles mensagens de email para que a restabelecessem. Como medidas adicionais de segurança , a rede social solicita aos usuários que tenham senhas mais seguras e utilizem diferentes senhas para os serviços que possuam na Internet.

H. Camilo Gutiérrez Amaya
Especialista de Awareness & Research