facebook-623x432

O Facebook é, na atualidade, uma das redes sociais mais populares e utilizadas do mundo: são mais de 1,2 milhões de usuários. Um dos segredos do seu sucesso é a sua capacidade de adaptação as preocupações dos usuários.

Uma das características mais importantes das redes sociais é permitir o compartilhamento de dados pessoais, fotos, comentários, etc., e por essa razão essa informação tem que estar protegida e somente visível às pessoas autorizadas, ou seja, “amigos”.

Na semana passada, o Facebook anunciou que a forma hoje utilizada para escolher como os seus usuários decidem quem poder ver e/ou interagir com suas publicações está por mudar. Atualmente em sua versão para computadores pessoais, existe um menu no qual temos a possibilidade de decidir se a nossa publicação será “pública”, para “amigos”, ou “amigos de amigos”. Com a nova mudança anunciada, o menu em si vai ter uma nova aparência, que contará com uma pequena descrição de cada uma das opções.

A empresa também fará um teste, colocando o menu mencionado na parte superior da publicação, melhorando assim a sua visibilidade (a versão para dispositivos móveis já opera dessa forma). Outra novidade interessante é a existência de um pop-up que conta com um dinossauro que interage com o usuário, explicando a importância de escolher o público apropriado para a informação prestes a ser compartilhada, como vemos na imagem seguinte:

Facebook Dinosaur

Segundo Mike Nowak, Product Manager do Facebook, a rede social quer que os seus usuários saibam que suas preocupações a respeito de privacidade na rede é uma das suas principais prioridades. De acordo com o site Mashable, seu executivo informa que: “É uma surpresa muito desagradável quando uma pessoa compartilha algo pensando que somente um determinado grupo de pessoas, e de repente alguém alheio a esse grupo comenta ou interage de alguma forma com esse post”. E adiciona que “Quando as pessoas tem uma surpresa desagradável como essa, é incrivelmente ruim para ambos os lados”.

Vale a pena lembrar que, no ano passado, o Facebook atualizou a sua Política de uso de dados e Declaração de Direitos e Responsabilidades, dois documentos muito relevantes no momento de configurar as preferências de perfil.

Além das mudanças mencionadas, o Facebook está realizando mais de 4 mil pesquisas diárias relacionadas à privacidade de seus usuários para entender melhor as necessidades dos mesmos. Uma das funções mais requisitadas é a possibilidade de ocultar as fotos de capa antigas, de acordo com o executivo.

Os perfis no Facebook tem duas fotos, a foto de perfil (pequena) e a da capa (grande), e o problema para os usuários é o fato de que todas a fotos de capa são consideradas “públicas” pela rede social, e portanto podem ser visualizadas por qualquer pessoa. A mudança mencionada possibilitaria aos usuários modificar a condição das fotos de capa antigas, de “públicas” a “somente visível para amigos”, enquanto a foto de capa continuaria sendo pública.

Todas as mudanças mencionadas são testes realizados pelo Facebook. Para tornarem-se definitivas, dependerão da aceitação dos seus usuários.

Autor Ilya Lopes, ESET