Você precisa de ajuda para escolher um assunto que possa gerar uma conversar com seus amigos online? Não se desespere, o Facebook está testando uma forma de te ajudar.

Assim como Chris Messina, Developer Experience Lead do Uber, detectou durante o fim de semana, o Facebook está realizando um “pequeno teste” que tenta ajudar aos usuários do Messenger a iniciarem um chat, oferecendo-lhes assuntos para conversar.

messenger-conversation-topics

O que poderia incomodar a alguns usuários sobre esses "assuntos para conversar" (oficialmente chamados de “Conversation Topics”), é o uso de informações que o Facebook coleta sobre seus amigos (o que pode ser uma surpresa). Entre estes dados podem estar informações como lugares visitados, eventos que pretende ir ou músicas que escutou, sugerindo assim coisas sobre as quais possa querer falar.

Na verdade, se tratam de informações que seus amigos do Facebook escolhem compartilhar na rede social, e que talvez você não notaria, considerando a corrente de memes e vídeos sem fim.

O que sem dúvida pode gerar um certo “calafrio”, é se dar conta do quanto cada vez mais o Facebook está aprendendo sobre as pessoas (incluindo você), além de sua habilidade para explorar estas informações pessoais com finalidades próprias.

Se você é uma pessoa que tem adicionado a centenas de contatos que não são realmente amigos próximos (tenha em conta, pois a maioria dos usuários fazem isso), pode ter uma sensação inevitavelmente pavorosa: não é fácil que um amigo não tão próximo entre em contato com você de forma repentina para falar de seus hobbies ou atividades recentes.

Com certeza, é importante ter em conta que o Facebook executou muitos experimentos no passado, oferecendo uma funcionalidade a um pequeno grupo de usuários, antes de transformá-la em uma nova opção para todos os perfis ou descartá-la silenciosamente.

No entanto, se o Facebook inclui a "Conversacion Topics" para o alcance de todos, será interessante perceber se a empresa estará preocupado em adicionar outros níveis de ajustes de privacidade para iniciar um bate-papo ou não.

Por último, como sempre no Facebook, a decisão mais importante terá que ser com que informação você escolhe para compartilhar, e como usar as configurações de segurança e privacidade para determinar com quem se compartilha.